Todo mundo gosta, é difícil achar alguém que não gosta de ver uma calopsita, seja pela coração das penas, seja pela inteligência em assobiar músicas, ou mesmo pelo companheirismo. Mas para uma calopsita poder chegar a esse nível de beleza, é preciso ter cuidado e não sou poucos, alimentação, ambiente, higiene são apenas alguns dos cuidados básicos para a calopsita se desenvolver de forma saudável.

Para começar, é preciso saber como alimentar sua calopsita, se você acha que não tem condições de alimentar ela no bico, é bom esperar mais uns dias e pegar uma calopsita mais independente, e mais forte, pois tratar no bico exige cuidado e paciência, e algumas calopsitas são bem difíceis de tratar no bico. Porém tratando no bico elas ficam mansas muito mais rápido.

Curiosidade: Sabia que a calopsita, também é chamada de caturra e é originária da Austrália. Em 1950 que a popularidade aumentou de forma considerável por causa do arlequim, calopsita surgida através da primeira mutação de cor.

Quanto a higiene, manter o local onde ela fica sempre limpo e com água fresca, a calopsita toma em média uma colher de chá de água por dia, apesar de muita gente falar que girassol é muito gorduroso e faz mal, conheço calopsitas saudáveis que vivem a base de girassol, painço, e bolacha de sal, e algumas frutas de vez em quando, mas a semente preferida com certeza é o girassol.

A calopsita é uma ave dócil, de várias cores, branca, cinza, amarela são as mais comuns. Normalmente a calopsita tem em cada face uma pinta laranja que protege os ouvidos da ave, porém as albinas não possuem nenhuma pinta. É uma ave muito inquieta, que pode estar horas a emitir gritos, mas podem assobiar e algumas chegam até a falar (ex: seu nome, ou alguma outra palavra que ouve com grande frequência). Apenas os machos conseguem falar, mas há algumas exceções em que as fêmeas conseguem falar.



O vídeo a seguir mostra uma calopsita cinza, assobiando "atirei o pau no gato".


São aves resistentes e suportam bem o clima, desde que convenientemente abrigadas contra ventos e frio extremos. A questão da alimentação é uma das mais importantes para o bem estar da ave e deve ser pensada tendo em conta o espaço que a ave tem para fazer exercício, mas também em função do clima. Existem frutas e legumes que não são indicados, mas outros como, maçã, banana, milho cozido, porém não devem ser dados diariamente, pois podem causar diarreia, verduras verde escuras são indicados e podem ser oferecidas constantemente.

Continuando, vamos falar de alguns sintomas para perceber se a calopsita está doente. Deve-se prestar atenção aos comportamentos anormais de sua ave, tais como: ave encorujada (no poleiro ou no fundo da gaiola), apatia, perda ou aumento de apetite, etc.

Frequentemente as pessoas levam seus animais ao veterinário com a afirmativa “Meu bichinho estava bem até ontem.”. Na verdade provavelmente o animal demonstrou alguns sinais sutis de doença que acabaram passando desapercebidos pelo dono. A capacidade de reconhecer estes sinais e como lidar com problemas de saúde emergenciais são abordados abaixo.

Muitas aves continuam a se alimentar e a ingerir água mesmo estando doentes. Alguns sinais importantes como penas do corpo eriçadas ou mudanças bruscas de comportamento, como por exemplo, a ave que nunca foi mansa repentinamente tornar-se mais quieta e amigável. As aves escondem o máximo possível os sinais de doença, pois na vida selvagem, uma ave que se comporta como se estivesse doente acaba tornando-se um alvo fácil para os predadores naturais, sendo morta facilmente. Por este motivo, aves tentam não revelar sua doença, comportando-se de forma normal o maior tempo possível. É necessária muita perspicácia e atenção por parte do proprietário para reconhecer um problema de saúde através de modificações sutis do comportamento. Converse com seu veterinário especialista em medicina de aves sobre estes sinais.


Aumento no consumo de água:
Em média, as calopsitas ingerem em torno de 01 colher de chá de água / dia. Mantenha sempre água limpa e fresca todos os dias. Estresse, tempo quente, aumento de atividade, alimentação dos filhotes, diarréia ou certos medicamentos (antibióticos) podem fazer com que sua ave beba mais água. Um consumo excessivo de água pode indicar doenças graves, tais como diabetes, doenças do fígado e rim, infecções urinarias.

Aumento no apetite:
Aumento no gasto de calorias tais como – exercícios, postura de ovos, filhotes, aumentam a necessidade de ingestão de comida, especialmente proteínas.

Aumento de apetite sem razões aparentes podem indicar diabetes, vermes, problemas no pâncreas ou intestino. Em qualquer caso, havendo sinais de doença, procure um veterinário.

Fezes:
As fezes deverão ser sólidas e tubulares, enroladas ou não, particionadas ou não.
Elas não devem cheirar mal; quando isso ocorre, pode ser sinal de infecções bacterianas.

LEVE IMEDIATAMENTE SUA AVE DE ESTIMAÇÃO AO VETERINÁRIO SE: 
  • A ave estiver inconsciente 
  • Houver sangramento 
  • Em caso de suspeita de fratura de ossos 
  • A ave parecer fraca e não responsiva a estímulos 
  • As penas estiverem arrepiadas 
  • A ave não estiver comendo ou bebendo água 
  • Se qualquer um dos sinais clínicos acima estiver presente NÃO ESPERE.
  • Leve seu animal ao veterinário IMEDIATAMENTE!

Postado por Paiol Pet Shop on quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

0 comentários

Postar um comentário

Av.América, 3393 - Centro - Cianorte - PR. Tecnologia do Blogger.

Destaque

Conheça o Projeto Armadilha Contra Dengue - Descubra uma nova técnica de combate ao mosquito da Dengue

Olá, tudo bem? Quero convidar você a conhecer o projeto:  Armadilha Contra Dengue . Esse projeto idealizado por Elton e Gotardo tem com...

Dicas

Arquivo

Paiol PetShop

Localizada em Cianorte - PR. Temos as melhores rações e petiscos para seu animal de estimação. Também temos roupas e acessórios.